Calibração e aferição

Calibração e aferição

A calibração e a aferição são dois processos distintos, mesmo que tenham o objetivo comum de garantir a precisão e o desempenho de um instrumento ou sistema. A calibração é o processo de definir o desempenho de um instrumento ou sistema comparando-o com uma referência padrão conhecida e estabelecida.

A finalidade da calibração é determinar o quanto o instrumento ou sistema está desviando do padrão e, se necessário, realizar ajustes para corrigir esses desvios. O objetivo da calibração é assegurar que o instrumento ou sistema esteja funcionando de acordo com as especificações técnicas estabelecidas.

Já a aferição é o processo de verificar a exatidão de um instrumento ou sistema comparando-o com uma referência padrão conhecida e estabelecida. A aferição é geralmente realizada para verificar se o instrumento ou sistema mantém a precisão após ter sido submetido a uma série de testes ou ao passar do tempo. A finalidade da aferição é confirmar que o instrumento ou sistema ainda está funcionando corretamente e produzindo resultados precisos.

Em resumo, a calibração é realizada para corrigir possíveis desvios e aferição é realizada para confirmar a precisão após a calibração ou para verificar se a precisão do instrumento ou sistema permaneceu ao longo do tempo.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.