Exatidão de seu torquímetro

Exatidão de seu torquímetro

Sempre que precisar comprar um torquímetro tenha em mente que o seu uso deve ser entre 20 a 100% da escala. Mesmo que exista escala antes de 20% da escala máxima. Sempre que for possível mensure seu uso no meio da escala. Por exemplo, se você precisa aplicar 60 N.m. Sua melhor opção seria um torquímetro de 20 a 100 N.m. onde 60 N.m seria em torno do meio da escala do torquímetro. Sempre evite o uso de um torquímetro nas extremidades da escala, muito perto dos 20% iniciais ou do 100% da capacidade. É nesta faixa que o torquímetro é menos preciso e apresenta os maiores erros.

Na eventualidade de uma manutenção de seu torquímetro o laboratório terá como base de calibração a Norma ISO, no caso de torquímetros, a Norma ISO 6789 onde menciona os erros permitidos de cada tipo de instrumento.

O que diz a Norma?

Segundo a Norma ISO 6789:2003 os torquímetros digitais (TIPO I CLASSE C), tipo relógio e medidor de aperto de tampas (TIPO I CLASSE B) podem ter um erro de exatidão de até +/- 6% do torque indicado para escalas até 10 N.m e de até 4% para torques máximos acima de 10 N.m. Esta exatidão é válida entre 20% e 100% do valor da escala.

Os torquímetros tipo vareta (TIPO I CLASSE A) podem ter um erro de exatidão de até +/- 6% do torque indicado, entre 20% e 100% do valor da escala. Os torquímetros tipo estalo (TIPO II CLASSE A) e tipo estalo sem escala (TIPO II CLASSE B) podem ter um erro de exatidão de até +/- 6% do torque indicado para escalas até 10 N.m e de até 4% para torques máximos acima de 10 N.m. Esta exatidão é válida entre 20% e 100% do valor da escala.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.